Autoridade de Trânsito do Município de Cascavel participa de reunião do CETRAN/PR 16/04/2021 - 09:24

A Autoridade de Trânsito do Município de Cascavel, Simoni Soares, expõe as atividades desenvolvidas pela autarquia ao CETRAN.

Conforme deliberação da Presidência do Conselho Estadual de Trânsito que, em decorrência da medida de exceção, de acordo com o Decreto Estadual 4298/2020 (situação de emergência em todo o território paranaense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19), as sessões estão sendo realizadas de forma remota por aplicativo. Dessa forma e cumprindo o cronograma de apresentações dos Órgãos Executivos de Trânsito do Paraná inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, ao CETRAN, no dia 13 de maio de 2021, participou da reunião do CETRAN, a equipe da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania – TRANSITAR, órgão de trânsito do município de Cascavel, instituído pela Lei Municipal nº.7.152/2020.

A sede administrativa da TRANSITAR está localizada na rua Erechim, 1436 no centro de Cascavel.

Cascavel está localizada na região Oeste do Estado do Paraná, é o quinto município mais populoso com 332.333 habitantes, conforme informações do IBGE de agosto de 2020. Possui área de 2.100,831 km2, a área do perímetro urbano compreende 109,89 km2, com 17 km de ciclofaixas/Ciclovias.

A frota de veículos é de 245.069 (Detran/PR 2020).

A presidente, Simoni Soares, apresentou os capítulos da Lei 7.152/2020, bem como os decretos e portarias que constituem a criação do órgão.

São 73 os agentes de trânsito contratados por concurso público realizando operações descentralizadas e integradas em conjunto com as demais forças de segurança (COTRANS/PM/GM), objetivando a segurança viária.

Destacou no que se refere a engenharia de trânsito: ampliar as condições de fluidez e de segurança no trânsito; elaboração e atualização de mapa viário; cadastramento e implantação de sinalização; identificação, estudo e análise de novos polos geradores de trânsito; estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de adequação e melhorias do sistema viário; estudos e projetos necessários a adequações e melhorias no sistema viário Projetos para circulação de pedestres e veículos, de orientação de trânsito, de tratamento de transporte coletivo e outros; melhorias para o pedestre e ciclistas; análise de projetos de edificações que geram ou atraem o trânsito de veículos e/ou pedestres.

Disse ainda que foram executados pelo setor de sinalização em 2020, 25.000 m² de pintura; 10.200 m² de terceirização da pintura; 1.400 placas instaladas/ reinstaladas; 02 novos semáforos instalados.

Estão previstos para 2021 a conclusão do PAIT; implantação de novas rotatórias; estudos implantação de novos radares fixos/ lombadas eletrônicas; aquisição de máquinas e equipamentos; terceirização para a sinalização dos binários; terceirização para a sinalização dos bairros.

No período de setembro a dezembro de 2020 - foram realizadas operações com participação das forças de segurança do município Foram citadas: Operação Bloqueio – TRANSITAR/GM/PR (Finalidade de verificar situações irregulares quanto a veículos e condutores); Operação Bloqueio – Rodovia – TRANSITAR/GM/PR (Apoio PRF); Operação Sinergia – TRANSITAR/GM/PR/PRF/PC/RE/BOMBEIRO (comando do Estado do Paraná); Operação Metrópole – TRANSITAR/PR (apoio Polícia Militar -5º Comando Regional); Operação AIFU – TRANSITAR/GM/PR/BOMBEIRO/SEFIN (Ação integrada de forças urbanas).

A TRANSITAR conta com 01 lombada eletrônica, 14 equipamentos de avanço de sinal e 10 equipamentos de velocidade. Foram relacionados os pontos de fiscalização eletrônica e os setores de fiscalização.

A cobertura da área de estacionamento regulamentado – ESTAR é de 5404 vagas e estão previstas em edital para 2021 mais 316 vagas, totalizando 5720.

Destacou em Educação para o Trânsito: Fundamentar a Educação de Trânsito em valores; Propor a participação da sociedade; Ir a campo, pesquisar, investigar, analisar os problemas; Pautar em necessidades reais da população. Dentre as atividades desenvolvidas em 2020 estão: Pé na Faixa; Universidade em Campo; Criança Segura; Pequeno Educador de Trânsito; Moto Segura; Idoso no Trânsito; Memória às Vítimas de Trânsito; Campanha Volta às Aulas; Campanha Dia da Mães; Rua Segura; Maio Amarelo; Balada Segura; Formação Continuada; Semana Nacional do Trânsito; Cidadão em Trânsito e Minicurso. E dentre os novos projetos estão: Multa Gentil; Agente Amigo do CFC e Vai Lendo.

Os dados apresentados podem ser conferidos aqui.