MAIO AMARELO 2021 - NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS 14/05/2021 - 16:18

CAMPANHA - MAIO AMARELO 2021

O QUE É?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

OBJETIVO

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

POR QUE MAIO?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO?

O amarelo simboliza atenção, a advertência no trânsito.

Nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é o conjunto de ações coordenadas, entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Nesta 8ª edição do MAIO AMARELO, promovida e coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em ações conjuntas com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e os demais órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O tema definido foi:

 

“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”

Assim como no ano anterior, a grande maioria das várias ações são em formato digital, por meio das redes sociais e das instituições e entidades parceiras do Sistema, as orientações do DENATRAN são no sentido de trabalhar o tema e a responsabilidade de cada um no trânsito.

O Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Paraná/Cetran-PR, vem realizando as sessões com a participação e apresentação das programações da CAMAPANHA 2021 pelos dirigentes das instituições representativas do Conselho: Detran Paraná , Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual – BPRV , Batalhão de polícia de Trânsito – BPTran e Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Acompanhe e participe das ações a serem realizadas pelos órgãos durante o mês de Maio, acessando também os links:

https://www.detran.pr.gov.br/Noticia/Parana-inicia-campanha-Maio-Amarelo-voltada-seguranca-e-prudencia-no-transito

http://www.pmpr.pr.gov.br/Noticia/Blitzes-educativas-e-conscientizacao-sobre-transito-sao-abordados-pela-PM

http://www.pmpr.pr.gov.br/Noticia/BPTran-abre-campanha-do-Maio-Amarelo-com-blitz-educativa-para-pedestres-em-Curitiba-PR

https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/nacionais/prf-inicia-campanha-maio-amarelo-neste-sabado-1o