AMT apresenta ao Cetran os trabalhos realizados em Ponta Grossa 16/04/2014 - 12:32

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, apresentou as principais ações desenvolvidas no âmbito municipal, em reunião com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), na última semana.

Durante o encontro, os representantes falaram das conquistas, projetos e ações realizadas no município, que tem uma frota de aproximadamente 172 mil veículos.

A coordenadora Operacional de Trânsito da cidade, Eleni Adriana Zanardini Oliveira, começou a reunião falando dos projetos educativos, como o “Educação à Bordo”. A ação ganhou o prêmio Gestor Público Paraná 2013. “Um agente de trânsito acompanha os alunos na van escolar, no percurso da escola para casa, ensinando como se comportar no trânsito”, conta ela. As crianças recebem material lúdico sobre trânsito e cidadania antes de embarcar e são orientadas até chegar em casa, onde os agentes instruem também os pais das crianças.

Outra iniciativa da AMT são as blitze educativas, nas quais as pessoas recebem orientações sobre velocidade máxima, uso de cinto de segurança, entre outras. “Nós distribuímos o material educativo e fazemos o trabalho de conscientização para prevenir acidentes e melhorar a convivência no trânsito”, comenta Eleni.

Os agentes da AMT fazem reciclagem, treinamentos e recebem assistência psicológica para atender melhor a população. “Nós fazemos um trabalho interno com nossos profissionais, para que lá fora eles façam um diferencial no trabalho, que não seja apenas cognitivo, mas também no emocional”.