Autoridade de Trânsito do Município de Telêmaco Borba participa de Reunião do CETRAN/PR 12/03/2021 - 11:33

A Autoridade de Trânsito da Divisão Municipal de Segurança e Trânsito – TBTRAN de Telêmaco Borba participa de Reunião do CETRAN/PR

Participou da sessão realizada no dia 09 de Março de 2021, de forma remota pelo aplicativo ZOOM Cloud Meetings, conforme o Decreto Estadual 4298/2020 (situação de emergência em todo o território paranaense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19), o senhor Jorge Luiz Vella Júnior, autoridade de trânsito do município de Telêmaco Borba, dando seguimento às apresentações dos Municípios do Paraná inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, ao CETRAN, de acordo com a Resolução 045/2016 – CETRAN.

O Órgão de Trânsito foi inserido no SNT em 2011 (Lei 1816/11) e está localizado na Av. Prefeito Cacildo Batista de Arpelau, 490 – Terminal Rodoviário.

O Município de Telêmaco Borba está localizado na região dos Campos Gerais e de acordo com a última estimativa do IBGE-2020, possui 79.792 habitantes.

Atualmente o Município conta com uma frota licenciada de 49.891 veículos aproximadamente.

O senhor Vella, falou sobre o Plano de Reestruturação de Trânsito do Município, o qual foi um projeto desenvolvido pelo órgão municipal que teve como objetivo realizar as mudanças que se faziam necessárias após estudo viário. Consistiu em implantar sinalização viária de qualidade em todos os bairros da cidade. O plano se findou em 2020 e os 35 bairros da cidade foram contemplados com os seguintes serviços: mudanças de sentido de vias, implantação de rotatórias, sinalização horizontal e vertical e colocação de placas de logradouros, segundo ele, houve uma redução de 60% dos acidentes em toda a cidade.

Sobre a fiscalização do trânsito informou que é realizada pelos Agentes Municipais de Trânsito e pelo Pelotão de Trânsito da PM que realiza atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento.

Foram realizados diversos trabalhos de educação no trânsito como: palestras, blitz e campanhas educativas no decorrer dos anos e sempre contando com o apoio dos parceiros: 24ª CIRETRAN, 26º Batalhão da PM, autoescolas, sindicatos e as instituições de ensino sendo que entre essas ações destacou: Maio Amarelo; Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre e ciclista e a Semana Nacional do Trânsito.

Destacou a realização pela FUNPAR de diagnóstico da situação de trânsito do município entre 2016 a 2018 que inclui controles estatísticos entre outros dados. “Esses dados têm auxiliado nas nossas ações, e esse estudo faz parte do Plano de Mobilidade do Município”, frisou.

Constituída pela mesma Lei 1816/11, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI, conta com a participação de membros como o Procurador-Geral Adjunto do Município; Vice-Presidente da OAB subseção municipal e o Vice-Presidente do Sindicato dos Motoristas da cidade.

Enfatizou que todos os agentes de trânsito realizam o Curso de Agente de Trânsito conforme Portaria n° 094/2017 e o Curso de Condução de Veiculo de Emergência atendendo a Deliberação nº 155 do Contran.

O Município não possui instrumentos eletrônicos de controle de velocidade e avanço de sinal.

Relacionou alguns dados do ano de 2020 como: 3721 autuações, 290 recursos de defesa prévia e JARI e 10 recursos ao CETRAN. Foram também realizadas 02 advertências por escrito.

Informou, ainda, que do ano de 2017 a 2020 houve o total de investimento de R$5.787.448,42, publicados no Boletim Oficial no início de cada ano.

Estacionamento Regulamentado – ESTAR, sistema de estacionamento rotativo pago, abrange a área central do Município de Telêmaco Borba e tem por objetivo melhorar o tráfego de veículos nesses locais e a disponibilidade de vagas, permitindo que as pessoas possam estacionar e realizar seus afazeres nas áreas próximas. Para utilização das vagas do ESTAR é necessário inserir “CRÉDITOS” na placa do seu veículo. O ESTAR não utiliza o talonário de papel. A inserção dos créditos se dá por meios eletrônicos, ficando o valor registrado na placa do veículo. Os créditos poderão ser adquiridos com os agentes de trânsito, que transitam pelas ruas e no escritório da TBTRAN, localizado na Rodoviária. Com os créditos inseridos, o motorista poderá utilizar a vaga até duas horas consecutivas. Estão disponíveis 389 vagas para automóveis, 172 para motocicletas, 18 em farmácias, 20 para idosos e 08 vagas para portador deficiência.