Avenida das Torres registra o maior número de acidentes em dois anos consecutivos 16/04/2013 - 15:25

A Avenida Comendador Franco, mais conhecida como Avenida das Torres, é a via de Curitiba que registrou o maior número de acidentes em dois anos consecutivos, segundo dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano ocorreram 102 acidentes. Em 2012, no mesmo período, foram registradas 120 ocorrências.

Entre as ruas com o maior número de acidentes, em segundo lugar aparece a Avenida Marechal Floriano Peixoto, com 96 ocorrências registradas nos dois primeiros meses de 2013 e 98 no mesmo período do ano passado. Em seguida aparece a Avenida Visconde de Guarapuava, registrando 85 acidentes no ano passado e também neste ano.

De acordo com o comandante do BPTran, Valterlei Mattos de Souza, os acidentes têm ligação com a extensão das ruas e a qualidade do asfalto, o que favorece o aumento da velocidade por parte dos motoristas. Ele afirma também que o grande número de cruzamentos pode contribuir com o aumento de acidentes. “A falta de atenção e de postura defensiva do condutor, junto com o grande fluxo de veículos, pedestres, motociclistas e ônibus, acarretam acidentes”, comenta Souza.

Das ocorrências registradas, as mais graves estão relacionadas com a imprudência do motorista, excesso de velocidade, embriaguez e desrespeito à sinalização. Já os acidentes mais leves, em geral, ocorrem por conta do uso de telefone celular e de desatenção por parte do condutor.

ORIENTAÇÃO – O comandante do BPTran avalia que atropelamentos acontecem devido à falta de atenção do pedestre, quando não utiliza a faixa de passagem adequadamente. Souza alerta para que seja evitado o uso de equipamentos eletrônicos ao atravessar a faixa. “O uso de celulares e rádios tira a atenção do pedestre na travessia e aumenta o risco de atropelamentos”, destaca.

Abaixo, a lista das dez ruas com o maior número de acidentes no primeiro bimestre, comparação 2013/2012:

Avenida Comendador Franco – 102
Avenida Marechal Floriano Peixoto – 96