Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado é implantado na Região Metropolitana de Curitiba 18/02/2013 - 11:00

A Polícia Militar do Paraná implantou o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na última quinta-feira (14/02). A partir de agora, o sistema atenderá as áreas do 17º Batalhão de Polícia Militar e do 22º Batalhão de Polícia Militar, pertencentes ao 6º Comando Regional da PM.

O sistema permite ao usuário registrar, de qualquer lugar que tenha acesso à internet, o envolvimento em algum acidente de trânsito sem vítimas. O site para este serviço é www.bateu.pr.gov.br. Além da inclusão de fotos, o usuário pode escrever livremente sobre o acidente, bem como imprimir quantas vias forem necessárias do boletim.

“A eficiência que o sistema traz é muito grande e desta forma acabará com as filas, pois as pessoas não precisarão mais ir ao quartel e, assim, não irão assoberbar as unidades, já que todo o processo poderá ser feito pela internet. Isso vale para os acidentes de trânsito sem vítimas. Se houver vítimas, uma equipe policial deve ser acionada”, explica o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

Segundo o comandante-geral, o sistema possui segurança em relação aos registros e, caso uma pessoa tente fazer um boletim falso, ela será descoberta e responderá pelo crime de falsidade ideológica, que pode levar de um a cinco anos de prisão. “Qualquer tentativa de fraude será rapidamente constatada”, explica.

“Este sistema unificado vem ao encontro da ansiedade da comunidade que quer maior agilidade e uma eficácia das entidades públicas. É uma satisfação participar desta implantação e com certeza os resultados serão positivos”, afirma o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim.

PROJETO – O projeto do Bateu foi iniciado em 2011, sendo lançado em março de 2012. O sistema oferece a impressão dos documentos via internet, sem que o usuário precise se dirigir ao batalhão.

A criação do boletim online contou também com o auxílio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e da Diretoria de Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar. O sistema possui um banco de dados consistente para fornecer estatísticas claras de acidentes de trânsito em todo o Estado.

De março a dezembro de 2012, 13.500 boletins já foram feitos pela internet. Esse número, segundo o comandante-geral, representa 43,5% do total registrado em Curitiba no mesmo período.

Tais dados demonstram o bom funcionamento do Boletim Eletrônico. “Desde a implantação do BATEU em Curitiba, não houve problemas e tivemos 100% de sucesso. Esperamos que na RMC, assim como em Maringá, o sucesso do sistema seja tão grande quanto na capital. Nos testes realizados antes do lançamento, também não tivemos nenhum erro”, garante.

PRESENÇA - O evento de implantação do Bateu na RMC foi realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em São José dos Pinhais. Estiveram presentes o comandante do 6º CRPM e coordenador operacional da PM, coronel Péricles de
Matos, o comandante do 17º BPM, tenente-coronel Edson Hartmann de Oliveira e o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, além de oficiais e praças da corporação.

Também participaram da solenidade o diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Samarone Bueno, o presidente da Câmara Municipal de Araucária, Pedro Gilmar Nogueira, o secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, capitão José Joval Conceição, e o presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniack.

O evento ainda contou com a participação do diretor da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, Lázaro Vendite; o vice-prefeito de Balsa Nova, Marcos Duraus; o vice-presidente da Câmara de Araucária, Vanderlei Francisco de Oliveira; o diretor da Guarda Municipal de Pinhais, o coronel da reserva remunerada Irineu Ozires Cunha; a delegada da 3ª Delegacia de Polícia de Campo Largo, Gisele Mara Durigan; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da CELEPAR, Danilo Scalet.

*Informações da Polícia Militar do Paraná.