CETRAN recebe Dr. Juliano Ribeiro para apresentação da análise de sinistros de trânsito fatais ocorridos em Curitiba durante o ano de 2023 05/06/2024 - 16:29

Na noite de 04 de junho de 2024, o CETRAN recebeu em sessão ordinária o Coordenador do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Dr. Juliano Ribeiro, para apresentação da análise de sinistros de trânsito fatais ocorridos em Curitiba no ano de 2023, realizada pelo Comitê de Coleta de Dados, Análise e Gestão da Informação do Programa Vida no Trânsito Curitiba.

O Programa Vida no Trânsito integra um movimento internacional de redução de lesões e mortes no trânsito.

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde - OMS, juntamente com entidades internacionais, convidou os dez países do mundo com as maiores taxas de morte no trânsito (entre eles o Brasil) para participarem de um projeto mundial de prevenção de lesões e mortes no trânsito e segurança viária. No mundo este projeto recebeu o nome de Road Safety in 10 countries (RS10) e estabeleceu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito que teve como meta, até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos por acidentes em estradas.

No Brasil o Projeto recebeu o nome de “Programa Vida no Trânsito” (PVT), sendo implantado no ano de 2010 em cinco capitais: Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Teresina/PI e Palmas/TO. Atualmente no Paraná são doze municípios com o Projeto implantado.

O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). No município de Curitiba, está sob coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e a Secretaria Executiva, composta pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, pela Secretaria de Governo Municipal e pela Secretaria de Comunicação Social.

As reuniões do Comitê ocorrem semanalmente às quartas-feiras e são realizadas com a participação de representantes dos principais órgãos de trânsito que atuam na Capital, para analisar casos pontuais envolvendo óbitos no perímetro urbano do município de Curitiba e levantar quais foram os fatores e condutas que levaram à ocorrência daquele sinistro.

A apresentação abordou diversos pontos técnicos relativos à segurança no trânsito, exibindo também dados referentes à quantidade de óbitos ocasionados por sinistros, classificação dos tipos mais recorrentes de vítimas, histórico dos registros de vítimas fatais, principais condutas registradas que ocasionaram em sinistro, bem como os locais e faixa etária com maior incidência nos levantamentos.

Também esteve presente a Secretária Municipal de Saúde do município de Curitiba, Dra. Beatriz Battistella Nadas, que trouxe várias e pertinentes contribuições acerca do tema.

Clique aqui e tenha acesso à apresentação completa.