Campanhas educativas e fiscalizações reduzem mortes no trânsito em 20,3% no Paraná 12/02/2014 - 12:10

A intensificação de atividades das polícias, do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e de outros órgãos ligados ao setor contribuiu para uma redução de 20,3% nas mortes registradas no trânsito em todo o Paraná, no ano de 2013. Essa queda corresponde a 519 mortes a menos no trânsito, na comparação com 2012.

Foram 2.036 vítimas que constam nos inquéritos de homicídios culposos de trânsito instaurados pela Polícia Civil no ano passado, enquanto em 2012 foram 2.555. Os dados constam no Relatório Estatístico Criminal elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e divulgado nesta semana.

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Daniel dos Santos, aproximadamente 85% dos acidentes em rodovias são causados por falha humana. “Principalmente imprudência, desrespeito à sinalização e à legislação de trânsito. E, nos acidentes maiores percebemos que foram motivados por excesso de velocidade e embriaguez”, aponta ele.

No ano de 2013, com a aquisição de 118 radares fotográficos de última geração, além de mais etilômetros (o popular bafômetro), a fiscalização foi aprimorada nos acerca de 13 mil quilômetros de rodovia de competência da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). “A fiscalização se tornou mais efetiva e qualitativa, pois esses equipamentos auxiliam a atacar diretamente os problemas da falha humana”, diz o tenente-coronel. A compra dos novos equipamentos foi feita por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).

Outro investimento citado pelo comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária refere-se às novas viaturas operacionais que estão à disposição nos postos rodoviários. “Hoje nosso policial atua com um perfil voltado estritamente para a atividade fim, operacional, de fiscalização”.

Já um segundo foco de atuação dos policiais rodoviários é o das ações educativas. “Participamos de todas. Também possuímos seis escolas práticas educativas de trânsito, onde a criança passa um dia aprendendo a se comportar na condição de pedestre e de ciclista (como agir diante de uma situação e conhecer sinais de trânsito, por exemplo)”, conta o comandante.

As orientações e noções básicas de trânsito são agendadas por meio das escolas. As unidades ficam nos municípios de Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

DADOS - Em Curitiba, foram registradas 191 ocorrências, uma diminuição de 19,7% e, na Região Metropolitana de Curitiba, -33,8%. O mesmo ocorreu na maioria das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), como nas regiões de Pontas Grossa (-4,3%); Paranaguá (-36,7%); União da Vitória (-45,8%); Francisco Beltrão (-42,6%); Foz do Iguaçu (-16,7%) e Cornélio Procópio (-15,2%).

As ações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) na capital do Estado também foram intensificadas, com ações voltadas, principalmente, a coibir a prática de motoristas que insistem em dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas. “Aliado ao excesso de velocidade – acima do limite permitido – o motorista embriagado se transforma ao volante, tornando-se agressivo, desrespeitando a sinalização existente, como avanço do sinal vermelho do semáforo ou preferencial, transitar na contramão de direção, dentre outras infrações que são as causas dos acidentes”, diz o comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza.

Em 2013, o BPTran registrou 1.172 prisões por embriaguez ao volante, contra 802 no ano anterior. Também foram realizadas 1.750 notificações por embriaguez e feitos 7.815 exames de bafômetro. Em 2012 houve 1.417 notificações por embriaguez ao volante e realizados 2.229 exames.

O comandante do BPTran também destaca que, dentro da cidade, ocorrem muitos acidentes nos cruzamentos sinalizados (cerca de 40%). Relatório da Cape demonstra que houve 32 vítimas de homicídio culposo de trânsito no bairro Cidade Industrial de Curitiba; 13 no Tatuquara; 12 no Centro e 10 no Pinheirinho. São os bairros que concentram o maior número de ocorrências.

AÇÕES EDUCATIVAS – Além de mais fiscalização e punição mais rigorosa aos motoristas infratores, o Governo do Paraná tem atuado fortemente nas ações educativas, tanto das próprias polícias quanto do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Nos últimos anos, o Detran-PR retomou os projetos e ações de educação para o trânsito, que passaram a envolver também as prefeituras. Em 2014, mais de 40,5 mil alunos da rede pública de ensino municipal, em 132 cidades paranaenses, vão trabalhar o tema durante as aulas.

Campanhas e blitze educativas também uniram poder público e iniciativa privada, como a Associação de Bares e Restaurantes, empresas fabricantes de bebidas alcoólicas e associações de taxistas. Um exemplo é a campanha “Se Liga no Trânsito”, com informações e jogos interativos em bares e casas noturnas.

“A ação das polícias, com aumento das blitze, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas bêbados contribuiu para reduzir o número de mortes e aumentar o número de pessoas autuadas. Entendemos que a fiscalização é essencial e deve vir sempre com ações educativas. Por isso o Detran investe em campanhas e atividades junto aos condutores”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

RELATÓRIO – O documento detalhado sobre os homicídios culposos de trânsito está publicado no site da Secretaria da Segurança Pública e pode ser acessado por meio do link “Gestão da Segurança” e clicando, em seguida, em “Estatísticas”, ou, diretamente clicando aqui.

O relatório da Cape contabiliza os totais de vítimas de cada evento criminoso e traz informações especificadas dos 399 municípios do Paraná e, em Curitiba, dos 75 bairros.