Cetran começa a utilizar sistema de Gestão de Infrações de Trânsito para maior agilidade na resposta ao cidadão

24/10/2013 - 17:32

Equipe da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) apresentou as potencialidades do novo sistema que será utilizado para fins de votação, durante a reunião periódica do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran), realizada nesta terça-feira (22), que contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cid Vasques. O sistema proporcionará maior agilidade na tramitação de recursos em casos de multas de trânsito.

“Desenvolvido pela Celepar, a Gestão de Infrações de Trânsito (GIT) visa modernizar o atendimento e o julgamento das multas de trânsito”, explica o conselheiro do Cetran e chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Walter Gonçalves.

Pelo GIT, o trâmite de pareceres dos conselheiros do Cetran, que até então era feito todo de forma manual (com pilhas de processos para serem analisados), vai passar a ser feito eletronicamente. “Haverá mais agilidade e produtividade, uma vez que, com o sistema, o conselheiro vai poder acessar o conteúdo e proferir seus pareceres de onde quer que esteja”, afirma o gerente de Sistemas de Informação da Celepar, Fernando José Fendrich.

Atualmente, o GIT é utilizado por todos os órgãos de trânsito do Paraná, estaduais e municipais, como o Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria de Trânsito (Setran) de Curitiba. A utilização do sistema também vai garantir, a médio prazo, maior transparência para o cidadão sobre as informações de seu processo.

De acordo com o diretor-geral da Casa Militar e também conselheiro do Cetran, tenente-coronel Helio de Oliveira Manoel, o novo sistema vai proporcionar adequação às novas exigências e soluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Havia necessidade de uma modernização, para dar mais celeridade aos processos e para que os usuários não fiquem esperando tanto tempo por respostas que são analisadas por essas instâncias”, analisa.

TREINAMENTO – Em uma das próximas reuniões do Cetran, que ocorre no mês de novembro, os conselheiros deverão passar por um curso rápido para aprender a utilizar as ferramentas disponíveis no GIT. A reunião será na Sala de Situação da Celepar, em Curitiba.

Algumas inovações trazidas pelo novo sistema, operado totalmente via internet, são a visualização e reimpressão de cartas, o envio de imagens e autos de radar através de aplicação desktop, a comunicação com o site dos Correios para rastreamento de ARs, a geração automática de protocolos, a emissão de etiquetas de protocolos com código de barras, entre outras.

O Cetran é uma terceira instância de julgamento, em caso de recursos de multas de trânsito aplicadas. A primeira instância ocorre com a defesa prévia, analisada pelo próprio órgão de trânsito que emitiu a multa. Na sequência, é possível recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e, posteriormente, ao Cetran.





 





GALERIA DE IMAGENS