Companhia Municipal de Transito e Urbanização de Londrina realiza apresentação em reunião do Cetran

31/07/2014 - 11:00

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) realizou, nesta terça-feira (29), uma reunião com representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina para avaliar as principais ações desenvolvidas pela unidade. O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.

Durante a reunião, o diretor de trânsito da CMTU, Arnaldo Sebastião, e o gerente de trânsito e fiscalização da unidade, Nilton Cezar Valério, apresentaram as atividades realizadas em Londrina e comentaram sobre as dificuldades enfrentadas na cidade. Eles também avaliaram a iniciativa do Cetran de realizar reuniões com municípios. “É uma atitude positiva pois assim podemos conhecer os conselheiros do Cetran e essa integração faz com que fique mais fácil discutir e resolver nossos problemas. Esperamos que possamos conversar novamente sobre diversos assuntos comentados durante a apresentação, para assim buscar soluções comuns para nossa cidade e também para outros municípios do Estado”, diz Sebastião.

Para o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Traad, a reunião com representantes de Londrina trouxe a tona diversos assuntos que serão comentados novamente para elaborar um bom planejamento para o trânsito do Estado. “A reunião foi enriquecedora pois foi uma apresentação diferente das outras. Pretendemos chamá-los novamente para realizar outras reuniões para que assim consigamos ajudá-lo e por outro lado utilizar a experiência para encaminhar ações mais positivas para outros municípios”, explica.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela unidade em Londrina estão as campanhas educativas realizadas por agentes de trânsito por meio de palestras, teatros e jogos para condutores, passageiros pedestres. As ações são realizadas em escolas, empresas, instituições religiosas e grupos específicos como de adolescentes ou da terceira idade.

Sebastião também comentou sobre as campanhas educativas que são realizadas continuamente com panfletos e abordagens de alunos na entrada e saída de escolas. Outros projetos realizado pela CMTU é o Teatro de fantoches, também realizados em escolas para crianças de cinco a nove anos, e as palestras educativas direcionadas para a segurança no trânsito que atende a todas as faixas etárias com conteúdo específico direcionado ao público.

Além das campanhas, ele também comentou sobre um projeto realizado desde o ano passado pela Companhia que pintou as faixas de pedestre de vermelho e branco para chamar mais atenção de motoristas e pedestres. “Trouxemos a idéia da faixa de pedestres vermelha, que para Londrina tem sido importante e economicamente é um projeto fácil de realizar. É uma medida de sucesso que pode ser estendida a outros municípios”, conta.

COMPANHIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E URBANIZAÇÃO – Foi criada em julho de 1993 com sede em Londrina e denominada Companhia Municipal de Urbanização, para gerenciar o transporte coletivo e de ações de desenvolvimento urbano da cidade. Em 2000, se transformou na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, quando passou a ser responsável por gerenciar e fiscalizar todo o trânsito do município de Londrina.