Delegado Dr. Fábio Amaro apresenta ao CETRAN o relatório das atividades desenvolvidas pela Polícia Civil do Paraná na Operação Verão Maior 2023/2024 13/03/2024 - 10:44

Na noite do dia 11 de março, o Conselho Estadual de Trânsito contou com a presença do Dr. Fábio Renato Amaro da Silva Junior, delegado da Polícia Civil do Paraná, que apresentou ao Pleno as atividades que a PCPR desempenhou durante a Operação Verão Maior 2023/2024.


O Delegado iniciou a apresentação expondo a área de execução das atividades, abrangendo a região de Porto Rico, na Costa Noroeste e as cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina, na Costa Leste. A Operação teve uma duração total de 73 dias contanto com prorrogação, sendo dividida em dois períodos: o primeiro iniciando dia 15 de dezembro de 2023 e finalizado em 17 de janeiro de 2024; e o segundo com início em 17 de janeiro de 2024, finalizando em 26 de fevereiro de 2024.
A Operação contou com um efetivo de 494 Policiais Civis, abrangendo os dois períodos, e com reforço de mais 212 policiais aos finais de semana e feriados. Esse apoio operacional, prestado principalmente pelas divisões da PCPR: DEDETRAN, GOA, COPE, TIGRE, DPMA, NUCRIA, SICRIDE, NOC, DEMAFE, IIPR e ASCOM, teve como resultado um total de 40.380 pessoas atendidas e 26.305 materiais educativos contendo dicas de segurança nos grandes eventos bem como orientações referentes à educação no trânsito, distribuídos durante a realização de campanhas de prevenção criminal.
Os Recursos Logísticos empregados consistiram em 10 viaturas caracterizadas, 30 descaracterizadas e 2 de exposição; 1 ônibus e 2 vans, utilizados como Postos de Atendimento Avançado; 1 aeronave e 1 embarcação, prestando apoio especializado e 2 guinchos para apoio administrativo.
Os Resultados Operacionais totalizaram 16.655 Procedimentos de Polícia Judiciária, indicando uma alta de 36% em relação aos dados levantados na edição anterior. Houve também um aumento no número de crimes de trânsito registrados: 150 casos de embriaguez ao volante (aumento de 20%); 4 homicídios culposos na condução de veículo automotor (aumento de 25%) e 5 casos de condutores que afastaram-se do local onde ocorreu o sinistro, com a intenção de esquivar-se da responsabilidade (aumento de 40%).

Finalizando a apresentação, o Dr. Fábio fez a exibição de algumas matérias publicadas no portal da PCPR, que explanam as atividades desempenhadas durante a Operação. Também falou sobre a Ação Institucional de Busca Ativa, que teve como objetivo localizar os cidadãos que perderam as placas de seus veículos em decorrência das enchentes que aconteceram no litoral. Por fim, foi apresentado o vídeo institucional da Polícia Civil do Paraná para a Operação Maior 2023/2024, que pode ser conferido abaixo, bem como a apresentação multimídia.

Apresentação PCPR