Diretores regionais do Fórum Nacional dos CETRANs realizam a primeira Reunião da Diretoria Colegiada e visitam Secretaria Nacional de Trânsito 13/03/2024 - 10:27

Em atendimento à demanda requisitada pela presidência do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito – FOCOTRAN, a nova Mesa Diretora, composta pelos diretores das regionais: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, realizou no dia 06 de março de 2024, no Centro de Operações Integradas do Detran/DF, a primeira Reunião da Diretoria Colegiada.

Os trabalhos foram conduzidos pela Presidente Dra. Regina Duarte, após cumpridos os protocolos regimentais para a posse da nova presidência. Foram discutidos os assuntos pertinentes à realização do próximo Fórum Nacional dos CETRANs e CONTRANDIFE, que será realizado entre os dias 02 a 06 de abril de 2024 em João Pessoa/PB, bem como foram levantados os temas que seriam encaminhados ao Secretário Nacional de Trânsito, Dr. Adrualdo Catão: Imposição da penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir por meio dos órgãos de trânsito municipais; Legitimidade do Curso na modalidade remota após o período de pandemia; Definição de prazo para envio das informações de pontuação e indicação de condutor infrator da Base Estadual para a Base Nacional; Complementações pertinentes à Regulamentação do estacionamento rotativo, dentre outros assuntos técnicos.

Ainda na mesma reunião, o Conselheiro do CETRAN/PR e Diretor da Regional Sul, Dr. Glenio Marcelo Cogo, foi aclamado para ocupar a função de Vice-Presidente do FOCOTRAN – Gestão 2024/2025.

Estiveram presentes: Dra. Regina Duarte (CETRAN/MS), Dra. Nayara Coimbra (CETRAN/GO), Dr. Manoel Messias (CETRAN/TO), Dr. Alandnir Cabral (CETRAN/MS), Dr. Glenio Marcelo Cogo (CETRAN/PR), Dr. Frederico Arantes (CETRAN/SP), Dr. Otávio Coelho (CETRAN/CE), Dra. Margareth Gramacho (CETRAN/BA), Dr. Arthur Magalhães (CONTRANDIFE), Dr. Thiago Gomes (CONTRANDIFE), Marli Batagini (DETRAN/PR) e Rodrigo Kozakiewicz (DETRAN/PR).

No dia 07 de março, o Secretário Adrualdo recebeu a Diretoria do FOCOTRAN na sede da Secretaria Nacional de Trânsito, no Ministério dos Transportes. A Presidente Regina apresentou ao Secretário a composição da nova Diretoria do Fórum, que por sua vez, expôs o conjunto de demandas dos CETRANs e CONTRANDIFE e realizou as tratativas referentes aos assuntos supracitados.

Importante destacar a relevância da integração e comunicação entre as autoridades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito para desempenhar uma gestão de qualidade, visando a segurança e preservação da vida.