Encontro de autoridades de trânsito discute desafios da legislação 05/10/2015 - 18:50

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), promoveu nesta terça-feira (29), em Curitiba, o primeiro Encontro Paranaense de Autoridades de Trânsito. O evento reuniu secretários municipais e técnicos da área para discutir as mais recentes mudanças na legislação, que têm impacto direto nas cidades brasileiras.

“Este encontro foi pensado em função da importância de discutir as mudanças de leis e normas aprovadas em âmbito federal, com quem está diretamente envolvido na gestão do trânsito. Sabemos que o diálogo é essencial para que todas as dúvidas sejam sanadas e, juntos, possamos encontrar soluções para problemas em comum”, conta o vice-presidente do Cetran que também é diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Os temas abordados incluíram atuação dos fiscais municipais, a possibilidade dos agentes de trânsito auxiliarem na fiscalização do trânsito, a nova lei que permite os convênios com as guardas municipais para fiscalização, a fiscalização dos estacionamentos exclusivos para pessoas com deficiência e as mudanças legais na retenção, remoção e leilão de veículos.

“Os órgãos consultivos acabaram se distanciando dos órgãos executivos. Com isso, multiplicaram-se as dúvidas e problemas que tentamos resolver isoladamente. E aí temos uma dinâmica que produz leis, decretos e portarias inexequíveis. Queremos que discussões como esta sejam frequentes e envolvam municípios, departamento estadual de trânsito e conselho estadual”, explica o conselheiro do Cetran, Glenio Marcelo Cogo.

Para a diretora de Trânsito da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, Elaine Stalbaum, a iniciativa de promover o encontro é uma grande oportunidade e deve ser repetida. “Esse evento foi muito produtivo e permitiu um alinhamento de raciocínio a respeito das legislações de trânsito, além de oferecer ao órgão executivo de trânsito, segurança jurídica em relação às ações e dificuldades enfrentadas pelos municípios”.

O diretor de Trânsito da Prefeitura Municipal de Campo Mourão, Nelson João, conta que o encontro enrique a relação entre o Estado e os municípios e também que é fundamental estar em contato com outras cidades. “Precisamos estar bem informados, não somente sobre a realidade da nossa região, mas também de outros municípios. Dessa forma, conseguiremos pensar em estratégias e ajudar a melhorar a vida de quem está no trânsito todos os dias”.

Fonte: Assessoria de Comunicação/DETRAN/PR