Homicídios culposos no trânsito diminuem em Curitiba e Região Metropolitana 07/03/2013 - 10:50

O número de inquéritos de homicídios culposos no trânsito caiu em algumas regiões do Paraná, em 2012, mesmo com o aumento da frota de veículos. Em Curitiba foram registrados 238 homicídios culposos de trânsito no ano passado e 255 em 2011, o que corresponde a uma redução de 6,67%.

O mesmo ocorreu na Região Metropolitana da capital, onde a queda foi de 32,97% (124 homicídios culposos de trânsito em 2012 e 185 no ano anterior). A região do Litoral apresentou diminuição de 20,97%, com registro de 49 casos em 2012 e 62 em 2011. O delegado Armando Braga, responsável pela Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba, destaca que as reduções ocorreram mesmo com o aumento da frota de veículos no Estado que cresceu 7% em 2012.

No Paraná, os inquéritos de homicídios culposos no trânsito tiveram aumento de 9,38%, em 2012, na comparação com o ano anterior. Foram 2.555 registros no ano passado e 2.336 em 2011. Os dados constam no Relatório de Homicídios Culposos de Trânsito divulgado neste sábado (9) pela Secretaria da Segurança Pública. As informações são coletadas, verificadas e analisadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da pasta.

CURITIBA - Na capital, os bairros com maior número de ocorrências de homicídios culposos no trânsito são Cidade Industrial de Curitiba (30 inquéritos instaurados pela Polícia Civil), Centro (24) e Pinheirinho (14).

Braga ressalta que os dois bairros concentram boa parte das ocorrências por causa das vias de alta velocidade e, o Centro, por causa da grande concentração e circulação de pessoas e veículos. “Além de motoristas embriagados, também verificamos muitos casos de pedestres e ciclistas nessa situação”, disse o delegado.

LEI SECA -– Com a entrada em vigor da nova Lei Seca, mais rígida, a fiscalização de trânsito foi intensificada no Paraná. Conforme determinação da Secretaria da Segurança Pública, as blitze ocorrerão de maneira contínua com o objetivo de se reduzir ainda mais o número de vítimas fatais no trânsito.

A íntegra do relatório de crimes no trânsito pode ser consultada na página oficial da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br), clicando na opção “Gestão da Segurança”, na barra de opções do lado esquerdo e, em seguida, “Estatísticas”.

Para acessar o link direto, clique aqui.