Município de Londrina apresenta ao CETRAN as atividades desenvolvidas pelo Órgão Municipal de Trânsito 29/11/2021 - 11:08

Conforme deliberação da Presidência do Conselho Estadual de Trânsito que, em decorrência da medida de exceção, de acordo com o Decreto Estadual 4298/2020 (situação de emergência em todo o território paranaense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19), as sessões estão sendo realizadas de forma remota por aplicativo. Dessa forma e cumprindo o cronograma de apresentações dos Órgãos Executivos de Trânsito do Paraná inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, ao CETRAN, no dia 23 de novembro de 2021, participou da reunião do CETRAN, a equipe da Companhia Municipal de Trânsito e Municipalização – CMTU, órgão de trânsito do município de Londrina, instituído pela Lei Municipal n.º 8191 de 19 de junho de 2000.

A sede administrativa da CMTU está localizada na Rua Professor João Cândido,1213 no centro de Londrina e a Diretoria de Trânsito na Avenida Portugal,155 no Jardim Igapó.

Londrina está localizada no norte do Estado do Paraná, a 381 km da capital paranaense, Curitiba. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, é de 580.870 habitantes, é a segunda cidade mais populosa do Paraná e quarta da região Sul do Brasil.

Importante polo de desenvolvimento regional e nacional, Londrina exerce grande influência sobre o norte do Paraná e é uma das cidades mais importantes da Região Sul do Brasil. É um centro regional e é composta de comércio, serviços e agroindústrias.

Dados do IBGE de 2020 mostram uma frota de 412.755 veículos no município.

A apresentação foi realizada pelo Diretor de Trânsito Sergio Dalben, que falou sobre a legislação pertinente, os atos de nomeações, as políticas, engenharia e educação para o Trânsito. Destacou, ainda, as estatísticas e relatórios de julgamentos de processos, bem como o sistema de estacionamento rotativo, fotos das instalações dentre outros.

O Diretor destacou que todos os recursos gerados pelo trânsito, são destinados para o gerenciamento das atividades do trânsito, dentre eles, materiais de consumo e contratos de serviços.

Mostrou também o sistema utilizado para o estacionamento rotativo que poderá ser acessado aqui onde está a apresentação completa.