O Departamento Municipal de Trânsito de Campina Grande do Sul – DEPTRAN participa de reunião do CETRAN 25/10/2021 - 10:33

Participou da sessão realizada no dia 19 de outubro de 2021, de forma remota pelo aplicativo ZOOM Cloud Meetings, conforme o Decreto Estadual 4298/2020 (situação de emergência em todo o território paranaense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19), a senhora Arielly de Souza Dantas, autoridade de trânsito do município de Campina Grande do Sul, nomeada conforme Portaria 91/2021, dando continuidade às apresentações dos Municípios do Paraná inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, ao CETRAN, de acordo com a Resolução 045/2016 – CETRAN.

O Órgão de Trânsito foi inserido no SNT em agosto de 2018 (Lei Municipal 518/17) e está localizado na Rodovia do Caqui, 4943 – Araçatuba em Campina Grande do Sul.

Campina Grande do Sul é um município do Estado do Paraná localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Sua população, conforme informações do IBGE de 2020 é de 43.685 habitantes.

A frota licenciada do município, até agosto/2021 é de 27.511 veículos aproximadamente.

A diretora comenta o trabalho realizado desde 2018 na educação para o trânsito nas escolas, em blitzes educativas também em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. “Há um “feedback” interessante da população em relação a educação de trânsito”, destaca.

Salienta que o trânsito no município se tornou mais organizado e funcional na questão da mobilidade após a municipalização.

Informou que a fiscalização e operação do trânsito, que iniciou em 2019, é realizada pelos agentes da Guarda Civil Municipal. As infrações mais autuadas são Estacionamento irregular: passeios/calçadas, em vaga destinada a idosos e/ou PCD, em local proibido pela sinalização, em vaga de carga e descarga; Condutor sem cinto de segurança e segurar ou manusear telefone celular. Em 2021 foram 1.059 autuações até o mês de setembro.

Na apresentação demonstrada é possível verificar as ações da Engenharia de Trânsito, acidentes registrados, a arrecadação e investimentos do órgão.

Cabe destacar, ainda, os projetos pretendidos: Implantação de Sistema de Gestão e Inventário de Sinalização; Estudos e audiências públicas concernentes ao estacionamento e ao tráfego de caminhões em alguns pontos da cidade; Revitalização da sinalização vertical e horizontal no entorno das escolas do Município (municipais, estaduais e particulares); Implantação de mais ciclo-faixas nos eixos da cidade e a implantação da minicidade no Município para trabalho direto com as crianças.