Operação Bafômetro resulta em 200 exames etilométricos em Curitiba 27/01/2013 - 11:00

Com o intuito de colocar em prática a nova Lei Seca e fazer com que os condutores tenham consciência do perigo de dirigir após ingerir bebida alcoólica, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou na sexta-feira (25/01) mais uma edição da Operação Bafômetro, com pontos de bloqueios nos bairros Cajuru, Guabirotuba e Jardim das Américas, em Curitiba.

Foram 280 pessoas abordadas e 225 veículos vistoriados, sendo oito recolhidos ao pátio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). No total foram realizados 200 exames etilométricos e registradas 33 notificações, sendo dez autos de infração por embriaguez ao volante.

As ações, que tiveram início às 20h, foram realizadas na área que abrange o 20º Batalhão de Polícia Militar. “Além da conscientização do motorista realizamos um cerco policial. Os locais foram escolhidos devido ao grande fluxo de veículos”, explica o tenente Ismael Veiga, porta-voz do BPTran.

Além de colocar em prática a nova Lei Seca, a operação também faz parte do programa “Se liga no trânsito”, desenvolvido pelo Detran, em parceria com o BPTran. Nos bloqueios, os policiais militares filmaram os condutores e registraram todas as ações. “É importante registrar o momento da abordagem e principalmente mostrar quando o condutor se nega a realizar o exame”, diz o tenente Veiga.

Só no ano de 2012, o BPTran realizou 866 blitze, sendo 843 veículos recolhidos por embriaguez e 1.470 notificações por consumo de bebida alcoólica. “Em todas as blitze realizadas no ano passado tivemos grandes resultados e este ano iremos continuar com nosso trabalho, intensificando a prevenção contra a embriaguez ao volante”, afirma Veiga.