PM intensifica fiscalização da Lei Seca em Curitiba 14/06/2013 - 20:44

Por determinação do Governo do Estado, a Polícia Militar vai intensificar a fiscalização do cumprimento da Lei Seca, a partir da noite desta sexta-feira (14/06), em Curitiba, além de realizar ações educativas para alertar os motoristas sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. A campanha “Lei Seca vai Pegar” contará com os efetivos do Batalhão de Polícia Rodoviária, do Batalhão de Polícia de Trânsito e de outras unidades da capital, além de alunos da Escola de Oficiais da PM.

A Polícia Militar já atua em todo o Paraná para garantir o cumprimento da lei. A intensificação das blitze de trânsito e o rigor da nova Lei Seca contribuíram para a redução de 22,84% no total de homicídios culposos (sem intenção de matar) no trânsito, em todo o Estado. O percentual corresponde a menos 135 mortes registradas nos primeiros três meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, nos trechos urbanos e nas estradas.

A campanha “Lei Seca vai Pegar” começa na noite desta sexta-feira, em Curitiba, com ações educativas em bares. O ponto de encontro será na Rua Vicente Machado, 687, no Centro de Curitiba, a partir das 20h30. O trabalho será realizado em parceria com a Prefeitura da capital e com o Instituto Paz no Trânsito.

“Uma operação como esta tem como objetivo a segurança de todos, pois temos riscos maiores quando há motoristas embriagados. Com a Lei Seca mais rigorosa, a intenção é fazer com que a lei seja efetivamente aplicada e vigore na sua plenitude”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk. De acordo com o comandante-geral da PM, a cultura de não dirigir após beber já está sendo incorporada na vida dos paranaenses. As blitze têm sido intensificadas pelas equipes policiais, desde o início do ano.

“O BPTran já vem atuando de forma bastante intensa com relação a essa questão da embriaguez e os resultados são visíveis, com redução do número de mortes no trânsito e o aumento significativo de pessoas presas por dirigir após beber”, avalia o comandante do BPTran, tenente-coronel Walterlei Mattos de Souza. Ele acrescenta que a campanha vai auxiliar na conscientização dos motoristas.

FISCALIZAÇÃO CONSTANTE - Operações realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito resultaram em 256 pessoas encaminhadas à delegacia por embriaguez ao volante, no período de janeiro a maio deste ano, um aumento de 169% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse número já representa um número superior a todas as pessoas encaminhadas pelo Batalhão durante todo o ano de 2012 – foram 199 motoristas embriagados.