PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO 2018
MAIO AMARELO: “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”
08/05/2018 - 11:30

Com o objetivo de mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir e realizar ações/atividades relacionada ao tema. Por que Maio? O Mês do Maio amarelo promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

2ª SEMANA DE MAIO

AÇÃO EDUCATIVA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DATA: 08 (Unibrasil), 09 e 10/05(Unicuritiba).
LOCAL: Universidades/Faculdades.
PERÍODO: manhã e noite.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: stand com equipamentos e veículos/motos para abordagem de universitários dentro das Universidades.

3ª SEMANA DE MAIO

BLITZ EDUCATIVA PARA PEDESTRES
DATA: 18/05 sexta-feira.
LOCAL: Rua XV (Boca Maldita).
PERÍODO: Manhã.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Barracas e viaturas na Boca Maldita com abordagem de pedestres e simulação de atendimento de acidente pelos Bombeiros, além de faixas e abordagens de pedestres nos cruzamentos da Marechal Floriano Peixoto e Dr. Muricy com a Rua XV.

AÇÃO EM PARCERIA COM ACP
DATA: 14/05 segunda-feira
LOCAL: Rua XV em frente ACP
PERÍODO: abertura às 11h com autoridades – Câmara de bicicleta das 11 às 13:30, ação se encerrará às 17h.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Exposição de carro acidentado (ficará exposto durante a semana), barraca da ACP e abordagem com funcionários do Detran/parceiros e da associação dos ciclistas.

DATA: 18/05 sexta-feira
LOCAL: Rua XV em frente ACP
PERÍODO: Câmara de trânsito das 11 às 13:30, ação se encerrará às 16h.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Exposição de carro acidentado (Detran), barraca da ACP e abordagem com funcionários do Detran e parceiros.

4ª SEMANA DE MAIO

PASSEIO CICLÍSTICO
DATA: 22/05
LOCAL: Regional Matriz.
PERÍODO: a definir com a prefeitura.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Prefeitura/EPTRAN irão verificar passeios ciclísticos que ocorrem nas Regionais para verificar a possibilidade de unificar uma data para passeios nas diferentes Regionais. Sugestão dos ciclistas irem de amarelo e de qual forma o Comitê poderá dar suporte e realizar abordagem.

COLOCAÇÃO DE FITAS AMARELAS EM VEÍCULOS VISTORIADOS PELO DETRAN
DATA: Todas as terças e quintas
PERÍODO: das 11h às 13h
LOCAL: Setor de Vistoria de veículos do DETRAN.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Abordagem educativa de trânsito aos condutores com referência a segurança no trânsito alusiva ao Maio Amarelo e oferecimento de colocação de fita amarela no veículo (antena / espelho retrovisor externo), para simbolizar a adesão à campanha.

BLITZ EDUCATIVA DE TRÂNSITO
DATA: 29/05 terça-feira
LOCAL: 140 Blitze no Estado, sendo 10 na Capital. BPTran passará os pontos para SETRAN
PERÍODO: 11h às 13h.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Abordagens educativas de trânsito para motoristas e passageiros, realizadas pelos agentes parceiros em “caixas” de abordagens realizadas pela P.M. com distribuição de materiais informativos, com foco na segurança e respeito à vida, frente a circulação de veículos.

“SE LIGA NO TRÂNSITO, SE BEBER NÃO DIRIJA”
DATA: Dias 11, 18 e 25 de maio
PERÍODO: Noturno (19h às 21h happy hour)
LOCAL: Bares (a definir), após a reunião com a ABRABAR e ONSV.
METODOLOGIA/FORMA DE AÇÃO: Cada responsável pela ação local, deve explicar inicialmente aos gerentes dos estabelecimentos os objetivos da ação e solicitar autorização para abordagem interna. As abordagens acontecem aos grupos de clientes que estejam ingerindo bebidas alcoólicas e que não estejam “jantando”. Explicar os objetivos da ação aos clientes, oferecer a realização de bafômetros descartáveis com as devidas explicações de alcoolemia. Finalizar as abordagens com orientações de segurança no trânsito, formas de condução alternativas e convidar à adesão a Campanha do Maio Amarelo.

+ SOBRE O MAIO AMARELO - Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Por que o amarelo? Em maio de 2011 a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito.

O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.