Paraná participa do IV Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito 30/03/2017 - 08:30

Foi realizado em Florianópolis (SC), de 21 a 23 de março, o IV Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito organizado pelo FOCOTRAN - Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito, para debater os temas atuais do trânsito e compartilhar as melhores práticas utilizadas nos Estados. O evento contou com a participação de membros dos CETRANs de diversos Estados brasileiros, do Presidente do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, Dr. Elmer Coelho Vicenzi, representantes do DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, além de representantes de diversas outras entidades ligadas ao trânsito.O Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (CETRAN/PR) foi representado pelos conselheiros Glênio Marcelo Cogo e Thiago Paiva dos Santos.

A solenidade de abertura ocorreu na noite de terça-feira (21) e a programação do evento se estendeu até quinta-feira (23). A maior importância do encontro é compartilhar uma visão e caminhar numa mesma direção, pois somente com essa união e harmonização é possível construir em todo o país uma identidade dos CETRANs, explicou o diretor do DENATRAN e presidente do CONTRAN, Elmer Coelho Vicenzi. O que buscamos fazer aqui é estruturar os Conselhos e colocar a lei em prática em prol de um trânsito mais humano e seguro, complementou o presidente do CETRAN/SC, Luiz Antônio de Souza, anfitrião do evento.

A programação do Encontro foi pautada por debates envolvendo as competências do Conselho Estadual de Trânsito, conforme estabelecido pelo CTB - Código de Trânsito Brasileiro, especialmente quanto ao acompanhamento dos Municípios sobre cada aspecto do trânsito, além do discussão e planejamento do projeto de conscientização do trânsito: Maio Amarelo, a alteração da Resolução n.º 560/2015-CONTRAN que trata da integração dos órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviários municipais ao Sistema Nacional de Trânsito, a Segurança no trânsito, a revisão do Código de Trânsito Brasileiro, o planejamento estratégico dos CETRANs, dentre outros assuntos de grande importância.

O conselheiro paranaense Thiago Paiva dos Santos afirmou que todas as discussões no FOCONTRAN, mesmo que aparentemente administrativas, visam a preservação da vida. Lembrou que o Brasil tem o 4º pior desempenho do continente americano em acidentes de trânsito, perde somente para Venezuela, Belize e República Dominicana. Somente no Brasil são aproximadamente 45 mil mortes por ano. Esses números são chocantes e mostram a prioridade que o assunto deve ter em todos os entes da Federação".

Para o presidente do FOCOTRAN, Horário Mello e Cunha Santos, o tema que mais chama a atenção atualmente é a municipalização do trânsito, já que mais de 70% dos Municípios hoje não tem gestão para o trânsito. Segundo o presidente do Fórum é uma obrigação legal dos Conselhos apoiar os Municípios para que assumam a gestão, e com isso, os trabalhos de educação, fiscalização e estatística. É preciso que os Prefeitos tenham apoio dos CETRANs para isso. O também conselheiro paranaense Glênio Marcelo Cogo destacou que ao final do evento foi elaborada a Carta de Santa Catarina do FOCOTRAN 2017, que leva ao conhecimento das autoridades os desafios para se alcançar um ambiente mais seguro e humano, com a consequente redução da mortalidade no trânsito."