Paraná participa do X FOCOTRAN
Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito
13/04/2019 - 22:20



Foi realizado em Gaspar (SC), de 02 a 05 de abril, o X Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito organizado pelo FOCOTRAN - Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito, para debater os temas atuais do trânsito e compartilhar as melhores práticas utilizadas nos Estados. O encontro reuniu representantes de 20 estados brasileiros, envolvendo aproximadamente cem pessoas nas discussões.

O Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (CETRAN/PR) foi representado pelo conselheiro Dr. Glenio Marcelo Cogo, segundo o qual esclarece que o evento é organizado com o objetivo de fortalecer os órgãos, garantir a interlocução com a sociedade e procurar trabalhar mudanças comportamentais de todos para reverter as drásticas estatísticas registradas atualmente no Brasil.

A solenidade de abertura ocorreu na noite de terça-feira (02) e a programação do evento se estendeu até sexta-feira (05), reunindo no evento em Gaspar/SC, representantes do poder público e a sociedade civil organizada, de um lado Diretorias de Trânsito, órgãos rodoviários e municipais, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, entre outros, que possuem o papel de fiscalizar e executar. Do outro lado está a sociedade, representada por observatórios sociais, segurança veicular, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina, psicólogos e especialistas no tema. 

Conforme explica o presidente do Focotran, Horácio Mello Cunha Santos, 140 brasileiros morrem todos os dias no trânsito e mais de 200 mil pessoas ficam com sequelas irreversíveis anualmente. "Nosso papel é ganhar a sociedade para essa causa para que possamos avançar em qualidade de vida. E não podemos falar em qualidade de vida quando temos um trânsito que mata mais do que uma guerra", alerta.

A décima edição do FOCOTRAN, resultou na elaboração de conjunto de documentos, um deles é a Carta de SC, com temas macros, sendo encaminhada ao Presidente da República, ministros, senadores e deputados. "O documento expõe o papel dos órgãos de trânsito e as demandas. E, o outro documento é um ofício, direcionado ao presidente do Conselho de Trânsito Nacional e "Neste ofício estão questões pontuais, técnicas referenciando determinadas Resoluções, com apontamentos e ocorrências."

PAUTA DO X FOCOTRAN

GALERIA DE IMAGENS