Paraná sedia XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito - FOCOTRAN 29/11/2023 - 17:08

Entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023, o Estado do Paraná sediou, em Foz do Iguaçu, o XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito – FOCOTRAN, realizado em paralelo ao 78º Encontro Nacional dos Detrans.
A organização do Fórum ficou a cargo do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná, estando pela primeira vez na condição de anfitrião do encontro.
Conduzido pelo presidente do Fórum, também presidente do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo, Dr. Frederico Pierotti Arantes, o evento tratou de temas técnicos que competem aos CETRANs e contou com a presença de autoridades de trânsito de todo o país e Secretários de Estado do Paraná, alguns desses, membros do CETRAN PR.

O presidente Frederico iniciou os trabalhos enfatizando a importância da proximidade entre os municípios e os CETRANs. Em seguida, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná e chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, apresentou o programa ASFALTO NOVO, VIDA NOVA, do Governo do Paraná, mostrando a preocupação da administração estadual com a mobilidade e o bem-estar dos cidadãos.
 A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR esteve representada pelo superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – FOZTRANS, Sr. Fernando Maraninchi, que apresentou um vídeo institucional e discorreu sobre os desafios enfrentados pelo município no que se refere à gestão do trânsito, haja vista que se trata de uma região de fronteira, onde circulam veículos de três países diferentes. Falou também sobre os projetos de educação para o trânsito, incluindo a construção de uma mini cidade, nos moldes do Projeto Detranzinho, do Detran PR.

O chefe de Coordenação de Implantação de Exigências Regulatórias do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Anderson Amâncio, apresentou as políticas da Instituição.
O diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, Paulo Guimarães, e o Sr. Mauro Gil, fundador do Observatório, apresentaram as novas dinâmicas das atividades que serão realizadas a partir de 2024, bem como a produção de maior quantidade de material técnico para a capacitação de profissionais do trânsito.
O município de Curitiba/PR esteve representado pela Superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito – SMDT, Rosângela Battistella, que dentre outros assuntos relacionados à mobilidade, tratou do Prêmio World Smart City Awards 2023, que elegeu Curitiba a cidade mais inteligente do mundo no ano de 2023.
O evento recebeu a ilustre presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e da Diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, Maria Alice Nascimento, que ratificou a posição em aberto para contribuições dos Conselhos junto à SENATRAN.

No dia 22 houve reunião ordinária do CETRAN PR, aberta a todos os presentes, onde foi realizada apresentação da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania – TRANSITAR, do município de Cascavel/PR, pela Sra. Simoni Soares, presidente da Autarquia. Na mesma sessão, foi entregue para a Autoridade de Trânsito do município da Lapa/PR, Victor Lipski, o Certificado de Conformidade do município, que está em processo de municipalização do trânsito.

A Sra. Simone Campos, Diretora de Tecnologia e Inovação, e o Sr. Giovani Brito, Diretor de Administração e finanças, fizeram apresentação do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR, tratando de temas como sinalização horizontal e vertical e a norma certificadora ISO 39001, que dispõe sobre a Gestão da Segurança Viária.

Especial participação do Dr. Julyver Modesto de Araújo, autor de inúmeros trabalhos literários a respeito de trânsito e conselheiro do CETRAN SP, tratando da capacitação dos agentes da autoridade de trânsito.
O Coronel PMSC, Ricardo Alves, membro do CETRAN SC, fez apresentação e discorreu a respeito da nova redação do § 6 do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, oriundo da Lei n. 14.599/23.
O último painel foi apresentado pelo conselheiro do CETRAN SP, José Luiz Nakama, tratando dos temas: Sistema de Notificação Eletrônica, Advertência Automática, Multa NIC e Suspensão do Direito de Dirigir.

Houveram muitas contribuições dos representantes de cada estado, interagindo a respeito de todos os temas abordados nos painéis durante os dias de evento, ratificando a importância da integração e troca de informações e experiências entre os Conselhos de Trânsito do país, proporcionando uma gestão de trânsito mais eficiente e próxima da realidade de cada região.