Participação da Autoridade de trânsito de Umuarama em Reunião do CETRAN/PR 27/09/2021 - 11:35

A Autoridade de Trânsito do Município de Umuarama, Dianês Maria Piffer, expõe as atividades desenvolvidas pela autarquia ao CETRAN.

Conforme deliberação da Presidência do Conselho Estadual de Trânsito que, em decorrência da medida de exceção, de acordo com o Decreto Estadual 4298/2020 (situação de emergência em todo o território paranaense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19), as sessões estão sendo realizadas de forma híbrida, sendo remota por aplicativo, mas com cinquenta por cento de participação presencial. Dessa forma e cumprindo o cronograma de apresentações dos Órgãos Executivos de Trânsito do Paraná inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, ao CETRAN, no dia 21 de setembro de 2021, participou da reunião do CETRAN, via online, a equipe da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura Municipal de Umuarama.

A UMUTRANS está localizada na Avenida Padre José Germano Neto Júnior, 3502, em Umuarama.

A cidade de Umuarama está localizada na região noroeste do Paraná. Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, era de 112.500 habitantes, sendo a 18ª cidade mais populosa do estado.

A frota de veículos é de 89.782, dados de 2020.

A Lei nº. 2.823 de 20 de março de 2006 Atribui competência à Secretaria de Defesa Social, cria a Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI, o Fundo Municipal de Trânsito e dá outras providências.

A Autoridade de Trânsito apresentou as políticas de trânsito, especificando cada uma delas, sendo: Engenharia de Trânsito; Fiscalização e Operação de Trânsito; Educação de Trânsito; Coleta, Controle e Análise Estatística de Trânsito; Junta Administrativa de Recursos de Infrações e o Conselho Municipal de Trânsito.

Com o total de 29 (vinte e nove) guardas municipais nomeados agentes da autoridade de trânsito, destacou as Portarias: portaria n º 198/2007 - designou servidores públicos guardas municipais para atuarem como agentes autoridade de trânsito e portaria nº 664/2010 - designou servidores públicos guardas municipais para atuarem como agentes autoridade de trânsito. A forma de contratação: concurso público de provas, sob regime jurídico único. Enfatizou que foi realizado Concurso Público para contratação de novos Agentes da Autoridade de Trânsito em 08/11/2020 e que a convocação está pendente por conta da legislação vigente.

Falou, ainda, sobre os investimentos realizados na área de trânsito: Reforma, Estruturação, Ampliação e Modernização da Sede da UMUTRANS; Aquisição de Novas Viaturas; Modernização do Parque Semafórico; Novos Equipamentos para a Sinalização Viária; Aquisição de equipamentos para implantação do Sistema GEPROC; Adesão ao SNE; Talonário Eletrônico para emissão de autuações; Sinalização Horizontal e Vertical.

Os dados apresentados podem ser conferidos aqui.