Presidentes dos CETRAN’s do PR e SP discutem ações ligadas ao PNATRANS 29/10/2021 - 19:27

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR), Felipe Flessak, e o delegado de Trânsito do Paraná, Leonardo Carneiro, se reuniram nesta quinta-feira, em São Paulo, com o presidente do Cetran-SP, Frederico Pierotti Arantes, para tratar do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O Paraná, através do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, já é signatário do plano que norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Flessak destacou que o PNATRANS visa à redução do número de mortes e lesões no trânsito. “Essa é uma política pública que busca preservar o máximo de vidas possíveis. O trânsito requer respeito às leis e nós do Cetran somos os fiadores do cumprimento da legislação vigente”.

O PNATRANS foi instituído pela Lei nº 13.614. São descritas 160 ações voltadas para o seu objetivo principal: reduzir, ao final do prazo de 10 anos, no mínimo em 50% o número de mortes e lesões no trânsito. Foram criados seis Grupos de Trabalho (GT), que reúnem especialistas de diversos órgãos e entidades que integram o SNT (SENATRAN, DETRANS, órgãos municipais de trânsito, CETRANS, DNIT, DER, PRF, Polícia Militar e ANTT), das mais variadas regiões do país, bem como representantes de universidades, organizações sociais, entidades do setor produtivo e corpo de bombeiros militar. “O objetivo desses grupos de trabalho é criar e viabilizar ações que tragam um retorno positivo à sociedade e que atinjamos nossa meta de redução de mortes no trânsito”, completou Flessak.

No encontro com Pierotti também foi discutido temas relacionados a atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Foi uma conversa proveitosa, pois a nova legislação de trânsito fará com que os órgãos julgadores firmem novos entendimentos e jurisprudências baseados na nova realidade. Mas o rigor em relação ao cumprimento à lei será o mesmo”, acentuou Flessak.

GALERIA DE IMAGENS