Projetos educativos do trânsito de Cascavel são mostrados em reunião do Cetran 06/05/2014 - 15:37

A Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) de Cascavel, região oeste do Estado, se reuniu com representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), no último dia 28, para apresentar as ações realizadas na cidade, que tem aproximadamente 306 mil habitantes e uma frota de mais de 193 mil veículos. A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública, localizada no Centro Cívico, em Curitiba.

A diretora do Cettrans, Vânia de Camargo Müetzemberg, falou da estrutura executiva e estrutural da unidade, e dos 13 projetos educativos colocados em pratica na região. “Trabalhamos na construção de um novo conceito de trânsito, a partir do qual as vias são um espaço de convívio humano e social”, explica Vânia.

De acordo com ela, os projetos de educação no trânsito devem focar tanto crianças quanto adultos. Ainda na concepção de Vânia, os projetos se complementam tratando de públicos diferentes, como motoristas, professores, alunos e pedestres de todas as faixas etárias.

No projeto “Agente por um dia”, alunos do ensino fundamental acompanham a rotina de trabalho dos agentes de trânsito, em Cascavel. “Durante o trajeto, a criança vai visualizando as infrações e acidentes em que não haja vítimas, e o agente vai explicando o que está errado na situação”, conta Vânia. Segundo a diretora, a criança percebe que não existem multas aplicadas desnecessariamente, mas sim motoristas que cometem um grande número de infrações.

Outra iniciativa é o projeto “Universidade em Campo”, focado nos estudantes e nos professores universitários, que são motivados a desenvolver estudos científicos e trabalhos acadêmicos sobre o tema, além de ajudar em ações voluntárias educativas nas vias. “Por meio de debates, mesas redondas, palestras ou orientações em pequenos grupos, o estudante é levado a compreender melhor seu papel no trânsito”, diz Vânia.

GALERIA DE IMAGENS