Representante de trânsito de São José dos Pinhais participa de reunião do Cetran 03/12/2014 - 11:24

Em São José dos Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), todas as escolas trabalham o tema de educação no trânsito em meio aos conteúdos repassados para os alunos. A iniciativa é resultado da aplicação de uma lei municipal aprovada no ano de 2012 no município, que incluiu a abordagem da educação no trânsito como obrigatório da grade curricular do ensino fundamental.

“Esse é um trabalho que hoje existe em diversos outros municípios, mas não era essa a realidade quando São José dos Pinhais começou com a ideia. Hoje já estamos colhendo os frutos”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais, Eduardo Camargo Umbria, que nesta terça-feira (02) contou sobre esse e outros projetos para a área do trânsito desenvolvidos na cidade, durante reunião do Conselho Estadual do Trânsito (Cetran). O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública, em Curitiba.

Ainda na parte educacional, Umbria apresentou a parceria que o município mantém com as empresas Ecovia e Renault, de uma espécie de escolinha municipal de trânsito, que funciona na sede da administração da concessionária, na praça de pedágio da BR-277. O objetivo é levar informação e cidadania aos futuros motoristas, com a simulação de situações que ocorrem cotidianamente no trânsito. “A prefeitura fica encarregada pelo transporte e pela palestra às crianças. A Ecovia dá apoio com a parte de infraestrutura, manutenção do espaço e lanche para os pequenos. E a Renault entra com os veículos elétricos que ficam no local”, contou Umbria aos membros do Cetran.

FROTA – Atualmente, São José dos Pinhais registra mais de 170 mil veículos na frota cadastrada, além da frota flutuante. “Em dez anos, esse número cresceu três vezes. É a maior frota da RMC. Por isso, nosso principal desafio é conseguir implantar medidas que tragam ganhos para acompanhar esse crescimento no trânsito”, disse ele, que também comentou sobre as obras definidas no município, como trincheiras, duplicação de vias e melhoras na sinalização, além do sistema de câmeras de monitoramento, que está sendo adaptado.