Representantes de Dois Vizinhos discutem ações de trânsito da cidade 19/02/2014 - 14:22

O Conselho Municipal de Trânsito (Cmutran) de Dois Vizinhos, cidade da região sudoeste do Estado, apresentou os trabalhos realizados pela unidade durante a reunião com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) nesta segunda-feira (17). O evento foi realizado na sede do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

A apresentação foi realizada pela diretora do Cmutran de Dois Vizinhos, Elaine Stalbaum. Durante a apresentação, ela comentou sobre os desafios enfrentados, projetos de trânsito da cidade e ações que estão sendo realizadas.

Segundo Elaine, a intenção dos projetos realizados pela unidade é fazer que o tema “trânsito” seja discutido frequentemente na cidade. Ela comentou que o Cmutran pretende contratar mais agentes de trânsito para orientar a população nas ruas do município. “O agente de trânsito vai ter um papel fundamental em Dois Vizinhos, fazendo um policiamento educativo com o cidadão”, planeja.

Elaine também destacou as ações educativas realizadas nas escolas e creches da região. “Um dos projetos colocados em prática é o Palhaços da Alegria, no qual as crianças aprendem nas escolas como se comportar no trânsito por meio de teatros e outras ações educativas”, explica. O projeto é realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Para os jovens, a Cmutran organizou uma parceria com o Conselho Municipal da Juventude e a Secretaria Municipal da Educação, que resultou em ações buscando chamar a atenção dos jovens para a segurança no trânsito. “Iniciamos as palestras em faculdades para orientar o comportamento dos jovens no trânsito e tentar reduzir os índices de acidentes causados por pessoas dessa faixa etária”, explica.