Secretaria Municipal de Trânsito de Maringá apresenta ações em reunião do Cetran 30/01/2014 - 14:53

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) realizou, nesta terça-feira (28), uma reunião para debater os trabalhos municipais de trânsito que estão sendo colocados em prática em Maringá. A reunião ocorreu na sede do Batalhão de Polícia de Trânsito, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

Durante a reunião, o gerente administrativo da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) de Maringá, Antonio Bernardi, e o agente de trânsito e gerente de fiscalização da unidade, Pedro Todon Junior, apresentaram as atividades realizadas e exibiram vídeos de campanhas de conscientização de trânsito.

Segundo o chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, Walter Gonçalves, a interação com os municípios serve para conhecer ações das unidades e demonstra o interesse de cada cidade com o trânsito local. “As apresentações mostram o empenho dos municípios na questão do trânsito, que passa a ser uma prioridade com vistas a garantir a melhora da qualidade de vida da população”, afirma.

Durante a apresentação, Bernardi comentou sobre os trabalhos desenvolvidos pela unidade em Maringá, como a fiscalização nas ruas; o atendimento a escolas com campanhas educativas; blitze educativas, teatros e palestras em colégios e empresas. “A Setran investe maciçamente em campanhas educativas de trânsito e isso é uma questão que todos os municípios têm que dar prioridade. Só a educação vai diminuir o índice de violência no trânsito”, ressalta.

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Traad, comentou que reuniões com os municípios são necessárias para que o Cetran conheça as facilidades e carências de cada cidade. “Temos trazido os municípios para fazer apresentações, pois consideramos que é muito importante que eles nos mostrem como é que estão administrando o trânsito, até para que a Cetran possa fazer sugestões e tentar caracterizar problemas, uma vez que recebe processos diversos e que são provenientes dos órgãos municipais do Estado”, explica.

SETRAN MARINGÁ - Em 2013, a Setran Maringá realizou 758 campanhas educativas, blitzes educativas e faixas de pedestres; 1.258 campanhas do projeto “Sorrindo no Trânsito”; 33 apresentações em escolas com o projeto “Trânsito nas Escolas” e já atendeu 9.781 crianças com o projeto Trânsito com Cidadania.

A unidade também conta com ações de conscientização para adultos com o projeto “Transitando”, que são ações de conscientização realizadas no terminal urbano e no aeroporto local.

Segundo Bernardi, o índice de mortes em acidentes nas vias municipais reduziu em 2013. Ano passado foram registradas 48 mortes, contra 62 no ano anterior.

Outra ação da Setran Maringá foi a implantação do sistema binário norte e sul, a viabilização da onda verde ligando Zona Norte e Sul, e a ciclovia Norte/Sul, projetos que foram executados no ano passado. A implantação do binário, ciclovia e faixa de ônibus ligando Zona Leste e Oeste de Maringá é outro projeto que já está em andamento.