Semana sobre trânsito abre Virada Cultural nesta segunda-feira em 11 cidades 21/10/2013 - 17:55

A Semana de Arte e Educação começa nesta segunda-feira (21) nas 11 cidades do Paraná que participam da Virada Cultural 2013. A programação, com temas relacionados a trânsito e mobilidade, é feita em parceria pelo Governo do Paraná e prefeituras, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Secretaria Estadual da Cultura, com apoio de SESI-PR e SESC-PR.

Serão mais de 200 atividades, como caminhadas, apresentações de teatro, oficinas de arte urbana, demonstrações, palestras, exposições e blitze educativas. Cada cidade desenvolveu uma agenda especial, de acordo com o perfil da população e os tipos de infrações de trânsito mais cometidas.

“Queremos, com educação para o trânsito, mudar o comportamento do cidadão paranaense. Temos investido nas diversas formas de educação e de expressão cultural, para fomentar a reflexão sobre o assunto”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

As oficinas de estêncil arte, por exemplo, devem produzir 11 painéis, um em cada cidade, com tamanho aproximado de 12x10 metros, com o tema trânsito. As inscrições são gratuitas e estão abertas em Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.

CIDADES – Em Campo Mourão, mais de 10 mil pessoas foram autuadas neste ano por não respeitar os limites de velocidade. Esse será um dos assuntos tratados no estande educacional montado na Bienal do Livro, de 22 a 26 de outubro, das 9h às 21h, na Avenida Comendador Norberto Marcondes. O evento terá ainda uma mesa redonda sobre trânsito na quinta-feira, às 9h.

Em Cascavel, a programação deve falar sobre o avanço de sinal vermelho e estacionamento irregular, que estão entre as infrações mais cometidas na cidade este ano e que juntas somam 30 mil multas. As crianças assistirão palestras em escolas e participarão do projeto Minivila, que representa uma minicidade com todas as leis de trânsito. Os jovens e adultos também podem participar de debates, oficinas, e ações do projeto Pé na Faixa.

Em 2013, cerca de 27 mil infrações de trânsito foram registradas em Cianorte e, segundo o Detran, mais de 300 pessoas foram flagradas dirigindo sem carteira de habilitação. Os bares da cidade receberão intervenções culturais e blitze educativas, com abordagem aos motoristas.

ARRASTÃO – A falta de uso do cinto de segurança é a infração mais cometida em Cornélio Procópio, que vai ter Arrastão Cultural nesta terça-feira (22) para chamar à população para as atividades da Virada e da Semana de Arte e Educação. Até sexta-feira (25), espaços culturais ficarão abertos à visitação das 18h às 21h, incluindo a Casa da Cultura, o Museu de História Natural, a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Cidadã.

Em Guarapuava, uma das infrações mais cometidas é ultrapassar sobre linha dupla ou faixa amarela contínua. Foram mais de 7 mil multas com esse motivo. A cidade apresenta até sexta-feira (25), das 8h às 17h, a exposição “Trânsito no Museu”, no Museu Municipal Visconde de Guarapuava. No mesmo período, o Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro recebe as exposições “Click Guarapuava”, “Fotos Impressas em Tela”, “Simbioze” e “Pintura em Tela”.

Londrina registrou cerca de 126 mil infrações neste ano e mais de 8.500 pessoas foram multadas por falar ao celular enquanto dirigiam. A cidade programou apresentações de teatro de fantoches, projeção de imagens e, até o dia 26, a mostra “Acidentes de Trânsito da Última Década”, com acervo da Hemeroteca.

MARINGÁ – Em Maringá já chega a 130 mil o número de infrações cometidas nas ruas. Durante esta semana o tema trânsito será abordado em espetáculos teatrais do Circo Teatro Sem Lona, contação de histórias e atividades dos projetos Vem Curtir e Sorrindo no Trânsito.

Em Pato Branco, uma das infrações mais cometidas é ultrapassar sobre linha dupla ou faixa amarela contínua; quase 1,5 mil pessoas foram multadas por não usar cinto de segurança e 1,2 mil por falar ao celular enquanto dirigiam. A cidade terá apresentações da peça teatral “Transitando” em diferentes espaços e horários.

Em 2013, cerca de 79 mil infrações de trânsito foram registradas em Ponta Grossa. Por isso, o município terá nesta segunda-feira (21) a abertura da exposição “Mobilidade Urbana”, no Centro de Cultura, com ações conjuntas com escolas municipais.

RMC - Em São José dos Pinhais, aproximadamente 34 mil infrações de trânsito foram registradas neste ano, mais de 8 mil por não respeitar os limites de velocidade. O tema será abordado em duas oficinas abertas ao público: de estêncil arte e de contação de histórias.

Em Toledo, a oficina de estêncil arte também falará sobre trânsito, velocidade, educação e mobilidade. Em 2013, cerca de 21 mil infrações de trânsito foram registradas na cidade.