Departamento de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Carambeí apresenta as atividades realizadas no município 14/03/2024 - 14:03

Conforme deliberação da Presidência do Conselho Estadual de Trânsito e em cumprimento do cronograma de apresentações dos Órgãos Executivos de Trânsito do Estado do Paraná inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, o CETRAN recebeu em sessão extraordinária do dia 12 de março de 2024, o Senhor Laucenir Ferreira de Andrade, diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Carambeí – DETRANSEDE.

Carambeí é um município brasileiro localizado no interior do estado do Paraná, na região Sul do país. Localiza-se na região dos Campos Gerais e pertence à Mesorregião do Centro Oriental Paranaense. Estende-se por uma área de 649,7 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 24 225 habitantes.(Wikipedia)

O Departamento foi instituído através da Lei Municipal nº732/2009 e está localizado na Avenida do Ouro, 1355 – Jardim Europa. O efetivo dispõe de 04 agentes de segurança pública e trânsito, 16 bombeiros comunitários, 04 vigilantes e 01 servidor terceirizado.  A frota consiste em 01 viatura para serviços operacionais de trânsito e 01 veículo diretor para realização de serviços administrativos. O atendimento ao público conta com 01 servidor efetivo e há previsão de contratação de mais servidores por meio de concurso público.

O Diretor pontuou durante a apresentação, que existem algumas dificuldades enfrentadas pelo Departamento, haja vista o baixo efetivo e demais atribuições referentes à Defesa Civil e Segurança Municipal, que também são de competência do DETRANSEDE. Ressaltou, porém, que apesar das adversidades, existe o esforço legal por parte da Administração Municipal em oferecer aos munícipes uma gestão de trânsito de qualidade, elencando alguns objetivos estabelecidos pelos gestores, que visam proporcionar maior segurança para pedestres, ciclistas e condutores.

A apresentação multimídia pode ser conferida no link abaixo:

Apresentação DETRANSEDE